Festival MCB Edino Krieger

Confira a programação do festival abaixo


O Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger visa criar oportunidades de valorização e promoção da criação artística de todo o país, em especial do estado de Santa Catarina. O projeto busca também criar um espaço para eternizar a figura do compositor Edino Krieger, um grande nome da música brasileira atual, na história e na agenda cultural do estado de Santa Catarina. Sua estrutura apresenta discussões e recitais com obras do compositor, contando também com sua presença durante o evento e sua participação no recital comentado. 

 
 

PROGRAMAÇÃO

26 de setembro
Abertura: Bate-papo com Edino Krieger
Instituto Aldo Krieger
Brusque
20h00

27 de setembro
Intervenção musical
Cepon e Hospital Infantil

28 de setembro
Estudo e debate - Mesas redondas
13h00 - 17h00
Auditório do departamento de música - Udesc

Concerto Ernst Mahle
Teatro Álvaro de Carvalho
20h00

29 de setembro
Concerto Concurso de composições
Teatro Álvaro de Carvalho
20h00

30 de Setembro
Concerto Edino Krieger
Camerata Florianópolis
Teatro Ademir Rosa - CIC
20h00


Saiba como apoiar


Edino Krieger

Edino Krieger, natural de Brusque, é um dos compositores mais importantes no desenvolvimento da música brasileira nos séculos 20 e 21. Além de suas composições fazerem parte do repertório das maiores casas de concertos do país e do mundo, seu trabalho também se destaca como crítico musical, produtor e promotor da música contemporânea como um todo. Foi idealizador do Festival de Música da Guanabara em 1969, hoje conhecido como as Bienais de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro.


RESULTADO DO CONCURSO DE COMPOSIÇÕES

Nomes dos compositores ganhadores:

Marcilio Onofre
Gabriel Mesquita
Tales Botechia
Martin Herraiz
Gabriel Xavier
Eduardo Frigatti
Thiago Diniz


Estrutura do Festival

Concurso de Composições:

Concurso de composições com apresentação de obras selecionadas via edital como forma de divulgar e estimular à produção da música Brasileira, em especial no estado de Santa Catarina.

Confira o edital.

Homenagem a dois compositores brasileiros vivos:

Dois compositores serão convidados a participar de um recital comentado, onde cada um falará sobre as obras que serão executadas, revelando ao público curiosidades sobre as inspirações e influências que receberam em cada composição. Além do recital comentado focando em música para instrumento solista e grupos de câmera, os compositores também participarão do concerto de encerramento, comentando as obras orquestrais apresentadas.

Fomento da criação e interpretação musical entre jovens:

Serão realizados dois workshops na Universidade do Estado de Santa Cataria. Um deles discutirá as linguagens, estilos composicionais e as possibilidades de criação musical no século 21, enquanto o segundo será voltado à performance e discutirá os desafios e peculiaridades da interpretação de obras dos séculos 20 e 21. Ambos workshops serão abertos a alunos de música, professores, e também à comunidade em geral.

Responsabilidade Social:

Serão realizadas duas mostras musicais em hospitais da cidade de Florianópolis fazendo da música um arsenal em tratamentos de saúde. Os Hospitais preliminarmente escolhidos são: Hospital Infantil e CEPON - Hospital de Câncer Público.

Produção Audiovisual:

O projeto contará com uma produção audiovisual cinematográfica. Será realizado um registro completo do evento para fins de pesquisa e documentação da cultura imaterial do país.


Participe


Uma oportunidades para valorização, promoção e criação artística de todo o país.
Se você é compositor, inscreva-se para o concurso de composições do Festival MCB Edino Krieger
 
 

    


      

 


Histórico

O Festival MCB Edino Krieger é fruto das ações bem sucedidas do Festival de Música Contemporânea Brasileira, evento anual realizado na cidade de Campinas pela Sintonize.