I FMCB - FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Em sua primeira edição, o FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira teve o prazer de homenagear os compositores Edmundo Villani-Côrtes e Ricardo Tacuchian em um encontro realizado nos dias 18, 19 e 20 de março de 2014. Com uma estrutura pioneira no panorama musical brasileiro, o I FMCB proporcionou uma visão global da obra dos compositores homenageados através de apresentações complementares de pesquisa e performance. O evento ofereceu também uma interação única entre compositor, músico, pesquisador e público em geral, incentivando tanto a produção de pesquisa acadêmica quanto o desenvolvimento das apresentações artísticas no país.

Edmundo Villani-Côrtes, apresenta em sua música uma grande variedade deestilos, e incorpora elementos da música popular brasileira, como o samba e choro, em suas obras clássicas. Após sua participação no I FMCB, Villani-Côrtes foi eleito, em novembro de 2014, o novo ocupante da cadeira número 11 da Academia Brasileira de Música. Em 2004, foi escolhido como um dos compositores vivos mais importantes no Brasil pelo projeto de pesquisa “Música Contemporânea Brasileira” da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural de São Paulo. Recebeu várias vezes o prêmio da APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte e possui mais de 40 CDs gravados em países como Japão, França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Brasil.

As obras do regente e compositor Ricardo Tacuchian já foi tocada no Brasil, Rússia, na maioria dos países da Europa e das Américas, num total de cerca de mil e quinhentas apresentações ao vivo, além de programas radiofônicos, no Brasil, Estados Unidos e Europa. Tacuchian se destaca por ter desenvolvido seu próprio método de composição e análise, conhecido como Sistema-T, e por reger o maior conjunto instrumental de toda a história da música brasileira: uma banda com dois mil instrumentistas (Rio de Janeiro: Praça da Apoteose, 15/12/1985). É membro fundador e sócio benemérito da Federação Fluminense de Bandas de Música Civis desde 1978, e membro da Academia Brasileira de Música, onde ocupa a cadeira 29 e da qual foi Presidente em duas ocasiões, de l993 a 1997 e 2006 a 2009.

Os dois primeiros dias do I FMCB foram sediados na Universidade Estadual de Campinas e contou com comunicações orais e discussões em Mesas Redondas abordando os temas “Edmundo Villani-Côrtes: Músico popular ou erudito?” e “Ricardo Tacuchian: Sistema-T e originalidade composicional.” Uma Palestra, relatando a trajetória, obras e a situação de cada compositor na música brasileira, abriu cada uma das sessões da tarde. Seguiram-se recitais de música de câmara com comentários dos próprios compositores ali presentes e outras apresentações artísticas.

O último dia do evento incluiu uma oficina de musicoterapia e recital beneficente no Centro Infantil Boldrini e encerrou-se com um recital no Teatro Municipal “José de Castro Mendes.” O Festival provou ser de grande importância no cenário artístico brasileiro. Seus fatores de pioneirismo, unindo performance e pesquisa, e homenageando compositores brasileiros vivos, proporcionam ao público, músico e pesquisador uma oportunidade de troca e enriquecimento única, contribuindo para o desenvolvimento e documentação da música contemporânea brasileira.

O I FMCB contou com o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Ministério da Educação e Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp), Instituto de Artes da Unicamp, CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau), Centro Infantil Boldrini, Manequinho de Campinas, Ekoplast Embalagens Plásticas, Vitória e Cambuí Hotel Residence, e teve como parceiros Rotina Estúdio e MOIO Interprise.

___

VÍDEOS

Assista aqui o Vídeo Resumo de Depoimentos do I FMCB e veja também o Depoimento completo do Secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco. 

___

FOTOS

Confira aqui mais fotos do I FMCB.

___

instruções para submissão de trabalhos e publicação de Anais

___

Edições anteriores

___

Participantes do I FMCB

Compositores Homenageados                                                                                Palestrantes
Edmundo Villani-Côrtes
Iracele Vera Lívero
Ricardo Tacuchian
Comitê Científico
Músicos convidados
Denise Garcia
Ana Carolina Sacco
Emerson de Biaggi
André
Iracele Vera Lívero
Brielle Frost
Mauricy Martin
Thais Nicolau
Thais Nicolau
Valdeci Merquiori

Mesa-redonda

Acácio Piedade
Achille Picchi

Carole Gubernikoff

Lutero Rodrigues
Maria Lúcia Pascoal
Ronaldo Miranda
 
Produção e Corpo Editorial
Coordenação Geral
Thais Lopes Nicolau

Coordenação Científica
Thais Lopes Nicolau
Iracele Vera Lívero

Direção Artística
Thais Lopes Nicolau

Direção Executiva
Douglas Lopes Nicolau

Direção de Projeto
Maurício Moraes

Editoração e Formatação - Anais
Thais Lopes Nicolau
Guilherme Sauerbronn





____

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO:

+55 (17) 3033-2590

+55 (14) 3011-0756

fmcb@sintonizenacultura.com.br