II FMCB - Festival de Música Contemporânea Brasileira

O II FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageará nos dias 18, 19, 20 e 21 de março de 2015 dois grandes nomes da música brasileira atual: Gilberto Mendes e Edino Krieger. O Festival mantém sua estrutura inovadora unindo pesquisa à performance e oferece uma visão global da vida e obra dos compositores homenageados através de palestras, Mesas-Redondas, comunicações orais e apresentações artísticas.

Gilberto Mendes é membro honorário da Academia Brasileira de Música e recebeu do Ministério da Cultura a insígnia e diploma de comendador na Ordem do Mérito Cultural no ano de 2004. É um dos maiores representantes da música brasileira no país e no exterior e apresenta em suas composições o uso pioneiro de diversas vertentes estéticas dos séculos XX e XXI, incluindo características de vanguarda, experimentalismo e pós-modernismo.

Edino Krieger apresenta em sua obra uma grande diversidade composicional, e se destaca por combinar recursos tradicionais e de vanguarda com elementos absorvidos da cultura musical brasileira. Como membro da Academia Brasileira de Música, ocupa a cadeira de número 34 e recebeu da cidade do Rio de Janeiro a Medalha Pedro Ernesto, considerada a maior honraria concedida a personalidades do meio cultural.

A abertura do II FMCB será no dia 18 de março, a partir das 20h00, no teatro do Sesc Campinas seguida de uma apresentação musical e um bate-papo com os dois compositores homenageados que contarão um pouquinho de suas trajetórias profissionais e pessoais.

Os dias 19 e 20 de março serão sediados na Unicamp e ocorrerá durante todo o dia com atividades como palestras, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas além de um Recital Comentado pelos próprios compositores homenageados.

Confira a programação completa aqui.

E o encerramento do Festival será no dia 21 de março, com início às 20h no Teatro Municipal "José de Castro Mendes" contando com um Concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. O evento também terá uma contrapartida social, oferecendo uma oficina de musicoterapia e uma mostra musical para as crianças do Centro Infantil Boldrini de Campinas.

O evento tem parcerias estabelecidas com o Instituto de Artes da Unicamp,  Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Sesc Campinas. Conta com o apoio da CAPES/PAEP, CNPq, , Secretaria de Cultura de Campinas, PREAC (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários), CRC&VB, RTV Unicamp, e com patrocínios das empresas Clique Imagem, Aulos Restaurante, Timbres Instrumentos Musicais e ainda os hotéis oficiais do evento, Vitória Newport Hotel e Cambuí Hotel Residence.

___

FOTOS

Veja AQUI mais fotos do II FMCB.

___

VÍDEOS

Assista a entrevista com o Prof. Dr. Esdras Rodrigues e Jair Teixeira no programa Unicamp Notícia e o Registro Geral do II FMCB feito pela RTV Unicamp. 

Em breve, assista mais vídeos do II FMCB no canal Sintonize na Cultura

___

CRTÍTICAS

Saiba mais sobre o II FMCB lendo os artigos de André Egg discorrendo sobre O Bate-papo com Edino Kreiger e Gilberto Mendes, a Apresentação Artística de Thiago Kreutz e a obra para violão de Edino Krieger, o Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Leia também seu Balanço do II FMCB publicado pela Gazeta do Povo de Curitiba. 

Veja também o artigo de Thiago Kreutz, Campinas - Parte I - II FMCB,  revelando suas impressões sobre o evento, e a Carta de Edino Krieger discorrendo sobre o Festival.

___

instruções para submissão de trabalhos e publicação de Anais

___

Edições anteriores

___

Saiba mais sobre os participantes do II FMCB

Compositores Homenageados                                                 Palestrantes
Edino Krieger José Augusto Mannis
Gilberto Mendes Ermelinda Paz

Comitê Científico Músicos convidados
Acácio Piedade Achille Picchi
Achille Picchi Ana Carolina Sacco
Adriana Lopes Brielle Frost
Iracele Vera Lívero
Emerson de Biaggi
Sérgio Gallo
Esdras Rodrigues
Thais Nicolau
Fernando Hashimoto
Lars Hoefs
Mesa-redonda
Luiz Amato
André Egg
Mauricy Martin
Antônio Eduardo Santos
Tamara Goldstein
Carla Delgado de Souza
Thais Nicolau
Flo Menezes
Eduardo Semêncio
João Guilherme Ripper
Jair Teixeira
Achille Picchi Valdeci Merquiori

Produção e Corpo Editorial
Coordenação Geral
Thais Lopes Nicolau

Coordenação Científica
Thais Lopes Nicolau
Iracele Vera Lívero

Direção Artística
Thais Lopes Nicolau

Direção Executiva
Douglas Lopes Nicolau

Direção de Projeto
Maurício Moraes

Editoração e Formatação - Anais
Thais Lopes Nicolau
Guilherme Sauerbronn



 

____

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO:

+55 (17) 3033-2590

+55 (14) 3011-0756

fmcb@sintonizenacultura.com.br