III Festival de Música Contemporânea Brasileira

Click here to view the English version

O FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira é um encontro internacional de estudiosos da música contemporânea brasileira. A cada ano o FMCB homenageia dois dos mais importantes compositores vivos do país e em 2016 homenageará dois ícones da música atual: Ronaldo Miranda e Paulo Costa Lima. São 04 dias de atividades gratuitas e abertas ao público acadêmico e à comunidade em geral.

Acesse AQUI nosso canal no Youtube

O grande objetivo do FMCB é democratizar o acesso à cultural e, com o trabalho continuo e realização anual do evento, criar uma nova cultura de valorização e apreciação da arte e da cultura brasileira. A realização anual do FMCB visa reverter a atual carência do país em possuir eventos que divulgam a música erudita brasileira e que promovem a apreciação de compositores vivos para toda a população.

Em 2016, o III FMCB homenageará dois grandes compositores brasileiros: Ronaldo Miranda e Paulo Costa Lima. Ambos compositores ocupam papel importante na história da música contemporânea brasileira e impactaram particularmente o desenvolvimento musical e cultural dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. São membros da Academia Brasileira de Música e se destacam com diversos prêmios nacionais e internacionais.

O III FMCB oferece gratuitamente quatro dias de atividades abertas ao público acadêmico e à comunidade em geral. A intenção é proporcionar oportunidades para que o público se aproxime da música erudita brasileira e com isso se interesse em aprender e estudar mais sobre o desenvolvimento da música contemporânea em nosso país. É uma oportunidade única para a que população conheça os compositores pessoalmente.

______

Confira a programação:

  • DIA 16/03/16:  A abertura oficial do festival será no auditório da CPFL Campinas e terá um recital de abertura e bate-papo com os compositores homenageados onde o público tem a chance de interagir com grandes nomes da história da música brasileira fazendo perguntas e discutindo tópicos sobre o panorama musical atual.
  • DIAS 17/03/16 e 18/03/16: Serão sediados no auditório do Instituto de Artes da Unicamp, onde são apresentados os trabalhos científicos e as pesquisas em performance. Além da interação com os compositores homenageados presentes, ocorre também um momento de troca muito importante entre público, músicos, professores e pesquisadores de todo o país e do exterior.
  • DIA 19/03/16: No último dia do Festival, o Concerto de Encerramento ocorre no Teatro Municipal “José de Castro Mendes” com a participação especial da OSMC - Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.  

Na área social, o evento tem uma parceria com o Centro Infantil Boldrini de Campinas, maior hospital infantil de tratamento de câncer da América Latina. O Festival leva às crianças uma mostra musical gratuita, ajudando na processo de cura e oferecendo novas oportunidades de conhecimento da cultura brasileira.

Há também um contato constante com o público por meio de mídias sociais e transmissão ao vivo do evento.

Confira a revista oficial do III FMCB - Festival de Música Contemporânea Brasileira:

______

Em 2015, o II FMCB reuniu mais de 500 participantes de todo o Brasil, Argentina e Estados Unidos. Contou com a participação de pesquisadores e alunos de diversas universidades, incluindo: Unesp, USP, Unicamp, CDMC/ Unicamp, CIDDIC/Unicamp, UniSantos e Unoeste do estado de São Paulo; Unirio e UFRJ do Rio de Janeiro; UEL, UEM, Unespar e UFPR do Paraná; UDESC de Santa Catarina; UFG de Goiás; UFMT do Mato Grosso, UFPA do Pará; Fundarte do Rio Grande do Sul; e também Metropolitan State University of Denver, Georgia State University e Western Colorado State University dos Estados Unidos. 

O III FMCB já confirma o envolvimento de profissionais de sete estados do Brasil, além de participantes dos Estados Unidos, Coréia e Suíça.

______

FOTOS

Mostra Beneficente no Hospital Boldrini

Recital de Abertura e bate-papo com Ronaldo Miranda e Paulo Costa Lima no Instituto CPFL

Apresentação de trabalhos científicos e as pesquisas em performance na Unicamp: álbum 1álbum 2

Concerto de encerramento no teatro José de Castro Mendes

Intervenções artísticas

______

Instruções para submissão de trabalhos e publicação

_____

COMITÊ CIENTÍFICO

__

Comunicações Orais

Dr. André Egg (Unespar/PR)

Dra. Denise Pelusch (Boulder, Estados Unidos)

Gyovana Carneiro (UFG/GO)

Dra. Maria Lúcia Pascoal (Unicamp/SP)

Dr. Paulo Tiné (Unicamp/SP)

__

Apresentações Artísticas

Dr. Alexandre Zamith (Unicamp/SP)

Dra. Carina Joly (Zurique, Áustria)

Dra. Hyun Kim (Coréia, MSU Denver, Estados Unidos)

Dra. Teresinha Prada (UFMT/MT)

Dra. Thais Nicolau (UDESC/SC)

_______

INTEGRANTES DA MESA REDONDA

Ronaldo Miranda: pluralidade de gestos composicionais e coesão musical

Dr. Jorge Coli

Dr. Lutero Rodrigues

Dr. Sidney Molina

___

Paulo Costa Lima: construção de identidade, variedade rítmica e antropofagia cultural

Dr. Liduíno Pitombeira 

Dr. Paulo Rios Filho

Regina Porto

_______

PRODUÇÃO E CORPR EDITORIAL
Coordenação Geral
Thais Lopes Nicolau

Coordenação Científica
Thais Lopes Nicolau

Direção Artística
Thais Lopes Nicolau

Direção Executiva
Douglas Lopes Nicolau

Editoração e Formatação - Anais
Guilherme Sauerbronn

_____

Conheça mais sobre as edições anteriores:

I FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira: Edmundo Villani-Côrtes e Ricardo Tacuchian

II FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira: Edino Krieger e Gilberto Mendes

______

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO:

+55 (17) 3033-2590

+55 (14) 3011-0756

fmcb@sintonizenacultura.com.br