IV Festival de Musica Contemporanea Brasileira

O IV FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageou em março de 2017 dois grandes nomes da música brasileira atual: Hermeto Pascoal e Edson Zampronha. O Festival mantém uma estrutura inovadora unindo pesquisa à performance e oferecendo uma visão global da vida e obra dos compositores homenageados através de recitais, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas. 
 

O FMCB é um encontro internacional de estudiosos da música contemporânea brasileira. Em 2017 ofereceu 4 dias de atividades gratuitas para toda a comunidade, incluindo palestras, recitais, concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e bate-papo com os compositores homenageados.

Sua abertura realizada no Instituto CPFL em Campinas e incluiu um concerto seguido de um bate-papo com os compositores homenageados. O evento marca também a abertura oficial do Programa de Música Contemporânea 2017, do Instituto CPFL.

Os dois dias seguintes foram sediados no Instituto de Artes da Unicamp e versaram as apresentações de trabalhos científicos e apresentações artísticas por músicos e estudiosos selecionados mediante edital. Além disso incluiu mesas-redondas, recitais comentados, troca de informações e interação com os compositores presentes durante todo o evento.

O concerto de encerramento foi realizado no Teatro Municipal “José de Castro Mendes” com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.


Mostras Musicais Beneficentes

O FMCB, em parceria com o Centro Infantil Boldrini, maior hospital infantil de tratamento de câncer da América Latina, leva às crianças mostras musicais beneficentes gratuitas, ajudando no processo de cura e oferecendo oportunidades de conhecimento da cultura brasileira.

 

“A música é muito importante num centro como o nosso, de onco-hematologia, pois cria momentos alegres e transmuta a dor e a angústia. Esses momentos vivenciados aqui através da música foram muito positivos e benéficos.”
      “A música realmente é mágica. Ela faz a gente se sentir melhor, e esse sentimento de felicidade que a música traz auxilia na cura.”

Nina Mazzon, Coordenadora da Brinquedoteca. Dr. Sérgio Nopper, Médico Anestesista.

   
 

_______

Confira a Galeria de FotosVídeos da edição anterior.

_______

Participantes

Comitê Científico
Bruno Mangueira - UNB
Cesar Traldi - UFU
Cleber Campos - UFRN
Ilza Nogueira - UNIRIO
Leandro Barsalini - UNICAMP
Marcelo Gomes - FASM
Mauricio Zamith - UDESC
Rafael dos Santos - UNICAMP
Roberto Victório - UFMT
Valerio Fiel da Costa - UFPB
Mesa Redonda
Daniel Barreiro
Fabio Presgave
Luiz de França Costa Lima Neto
Raphael Ferreira da Silva
Roberto Victório
Vilson Zattera
 
 
 
 

 
 

Relatório Oficial