+ APAE Cultura

APRESENTAÇÃO PROJETO +APAE CULTURA 2017

O projeto + APAE cultura é realizado pela APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo André, produzido pela Sintonize e viabilizado através do patrocínio das empresas Oxiteno, Air Liquid, Braskem e Cabot. O projeto leva programações culturais para os alunos da instituição, como apresentações artísticas e oficinas.

O Projeto “+APAE Cultura” implementa gratuitamente oficinas de artes cênicas para 220 adolescentes e jovens com deficiência intelectual atendidos pela APAE de Santo André e apresenta para a comunidade a remontagem da peça “Tudo Bem Quando Termina Bem” de William Shakespeare.

A remontagem da peça “Tudo Bem Quando Termina Bem” de William Shakespeare (1623) conta com 50 atores selecionados a partir das oficinas de arte cênicas oferecidas na APAE durante o projeto. A peça é apresentada em uma versão bem humorada com elementos da cultura nordestina e poderá ser apreciada pelo Grande ABC Paulista durante seis apresentações gratuitas realizadas na APAE e em teatros da região.

Além de oferecer novos elementos técnicos teatrais na nova remontagem da peça, o projeto também oferece oficinas de dança, música e artes e conta com figurino e cenário produzidos por profissionais em conjunto com os atores e o grupo de pais e mães da APAE.

O projeto foi aprovado e está sendo viabilizado através do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS (Lei N. 12.268) e graças ao apoio de empresas que valorizam a arte e a cultura em nosso país. O Projeto +APAE Cultura recebe Patrocínio Master da empresa Oxiteno, além de Patrocínio das empresas Air Liquide, Braskem e Cabot Corporation.


  • No mês de abril o grupo de teatro da APAE Santo André, composto pelos próprios alunos da instituição, fez seu primeiro ensaio aberto da peça “Tudo bem quando termina bem”. Realizado no auditório da APAE Santo André, o evento marcou a primeira ação do projeto + APAE Cultura. O ensaio possibilitou aos alunos a experiência de vivenciar uma atividade de teatro profissional, contando com equipe de produção, som e iluminação. Todos devidamente caracterizados divertiram-se e experimentaram o espaço cênico, onde foi realizada a estreia da temporada 2016 do projeto + APAE Cultura.
  • Também no mês de Abril, os professores e diversos profissionais da APAE Santo André, receberam uma oficina de musicalização. Ministrada pelo grupo teatral “No Mundo da Lua”, o intuito da oficina foi capacitar os professores e demais funcionários da APAE Santo André com novos recursos de aprendizagem para o desenvolvimento dos alunos. A música como instrumento de educação possibilita importantes estímulos na evolução dos alunos com deficiência, possibilitando melhoras significativas nos quadros desde os mais leves até os mais graves. A oficina trouxe para tal, diversas formas de utilização dos sons nas terapias, usando materiais de baixo custo e simples confecção.
  • Na segunda quinzena de maio, o projeto +APAE Cultura, levou aos seus alunos da APAE Santo André o espetáculo teatral “O passe e o gol”, adaptação feita do livro infantil homônimo do jornalista esportivo Juca Kfouri pelo grupo Teatro do Grande Urso Navegante. O espetáculo fala sobre a rivalidade tão comum entre irmãos e a importância da colaboração, além de introduzir questões como o respeito e a habilidade de saber ganhar e perder.

APRESENTAÇÃO OFICIAL

O espetáculo “Tudo bem quando termina bem” foi estreado no dia 25 de maio. O espetáculo foi montado com uma estrutura completa de cenografia e figurinos, bem como recursos de som, iluminação, foto e filmagem profissionais. Familiares, amigos e comunidade em geral prestigiaram o elenco, que impressionou o público com sua desenvoltura e carisma.

Com a casa cheia, as duas primeiras apresentações contemplaram aproximadamente 240 espectadores de todas as idades. O sucesso de público foi tão grande que uma apresentação extra foi realizada para atender mais 80 pessoas que aguardavam para assistir à peça.

Com uma linguagem bem humorada e popular, incorporando elementos da cultura nordestina ao texto de Shakespeare, o espetáculo levou aos espectadores muita diversão e possibilitou uma importante interação entre os atores e o público em geral.


IMPRENSA:

Fotos:

           

Releases:

---


A APAE:

A APAE de Santo André é uma organização sem fins lucrativos que presta atendimento de excelência nas área de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de todas as idades. A instituição atende permanentemente cerca de 1200 pessoas, entre familiares e pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e conta com profissionais especializados das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, entre outros.