Série Contemporânea

SÉRIE CONTEMPORÂNEA


Serão realizados seis concertos de música contemporânea durante o primeiro semestre de 2017 no Auditório Umuarama na cidade de Campinas, SP. Há dez anos, esta Serie de Música Contemporânea realiza uma programação regular, tendo apresentado inúmeras primeiras audições de peças compostas no século 20 e 21. Os concertos são oportunidades de participar da (re)invenção dos sentidos neste século 21 intuitivamente alimentada pelo diálogo construtivo com a tradição.

  • Abril

No mês de abril, os concertos ilustram a proximidade do erudito e o popular na música brasileira com os choros de César Guerra-Peixe tocados por Nailor Proveta & Picadinho da Velha e com um recital de Hércules Gomes, apresentando uma história do pianismo brasileiro incluindo obras de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Radamés Gnattali.

  • Maio

Neste mês, o concerto do violonista Alvaro Henrique, “Brasília Capital & Política”, apresenta uma reflexão sobre as funcionalidades da música na sociedade e seu impacto em representar e impulsionar a população em movimentos políticos e sociais. Além disso, o concerto com o Quarteto Radamés Gnattali, com obras de Glass, Miranda e a estreia mundial do Quarteto Afrescos de Tacuchian envolve a plateia em uma apresentação que explora a interação da música com o tempo, imagens e a imaginação.

  • Junho

Neste mês, o espetáculo “Ouvido Suspenso” com Lola Malique e Michelle Agnes do IRCAM, envolve a plateia em apresentações que exploram a interação da música com as palavras, com as imagens por meio de contos populares. Para encerrar a série, a pianista Karin Fernandes exemplifica a convergência artística com os movimentos políticos, levando mais uma vez ao palco a reflexão sobre o impacto da música na sociedade interpretando as 36 Variações de Frederic Rzewski.